Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, São PAulo
Sou ex-coordenadora Pedagógica,hoje sou professora de Desenvolvimento Infantil da prefeitura de São Paulo, formada em Pedagogia e em Artes Plásticas, tenho 25 anos, tenho uma deficiência Visual e faço parte das pessoas que acreditam que só com uma boa educação podemos mudar o mundo e a nossa condição social, pois o ensino liberta, é capaz de formar opiniões, quebrar paradigmas e construir um mundo melhor

sábado, 21 de agosto de 2010

A Importância da Massagem para o bebê




O tato é o sistema sensitivo mais amadurecido nos primeiros meses de vida, sendo uma ferramenta essencial para estimular o contato do récem nascido com o meio externo e com a mãe. É desse vinculo inicial que nasce grande parte da segurança desse novo individuo. Os benefícios do toque através da massagem são inúmeros, pois recria a sensação de conforto e segurança vividos no útero, auxilia no sono, na atividade recreativa do bebê, o que reflete até na diminuição do choro diário.
A massagem é uma deliciosa maneira de hidratar a pele do seu bebê e ainda fortalecer o forte laço de amor presente entre vocês. Ela deve ser realizada quando tanto a mãe quanto o bebê estejam relaxados e calmos. Trinta minutos após a mamada é um momento considerado adequado. Deixe a temperatura do quarto agradável, pois o bebê estará sem roupa, e coloque-o sobre uma superfície macia na qual ele se sinta seguro e confortável. A massagem deve ser feita com toques suaves em pés, pernas, abdomem, toráx, braços, mãos cabeça e costas. Nunca se esqueça de conversar e olhar nos olhos do bebê durante a massagem, pois auxilia muito os dons da comunicação da criança. Uma dica sobre a pressão utilizada na massagem: a mesma feita na sua pálpebra antes de sentir qualquer dor nos olhos. Nas áreas pequenas use os dedos nas áreas maiores as palmas das mãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário