Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, São PAulo
Sou ex-coordenadora Pedagógica,hoje sou professora de Desenvolvimento Infantil da prefeitura de São Paulo, formada em Pedagogia e em Artes Plásticas, tenho 25 anos, tenho uma deficiência Visual e faço parte das pessoas que acreditam que só com uma boa educação podemos mudar o mundo e a nossa condição social, pois o ensino liberta, é capaz de formar opiniões, quebrar paradigmas e construir um mundo melhor

terça-feira, 13 de abril de 2010

Projeto Circo



Subtema: O Circo o mundo dos sonhos e das brincadeiras

Turma: Mini Grupo

1ª parte – Abril e Maio
O palhaço e o Circo

2º parte – Junho e Julho
O malabarista e o Equilibrista

3ª parte – Agosto e Setembro
A Bailarina e o Mágico

4ª parte – Outubro e Novembro
Os animais que fizeram parte do Circo

O Palhaço e o Circo

Caixa Surpresa: O nariz do palhaço
Roupa do Palhaço
Sapato do Palhaço
Pintura de rosto


Confecção do Circo

Tira larga de caixa de papelão ou papel Paraná
Bolinhas de papel laminado enfatizar as cores e as formas geométricas
Pintura com rolinho estimulando a motricidade.

Caixa Mágica

Confeccionar com as crianças uma caixa com os personagens do circo por dentro e enfeitadas por fora, deixar ela bem escura só pra ser observada por lanterna.

Partes do Palhaço
Confecção do palhaço articulado


Enfatizar as partes do nosso corpo
Entregar para as crianças pintarem cada dia uma parte que vocês podem usar várias técnicas de arte – podem fazer colagem das calças com triângulos de papel laminado ou revistas enfatizar cores e formas geométricas.
Furar e prender as partes com tachas ou amarrar com barbante.

Confeccionar o nariz do palhaço

Com a o uso da caixa de ovos pode-se cortar cada compartimento e deixar as crianças pintarem com brochinha e tinta na cor vermelha o nariz do palhaço - enfatizar a cor



Pintura do rosto e a transformação do palhaço

A educadora tirará de dentro de uma caixa ou mala novamente, de uma a uma as roupas do palhaço. Assim que irá tirando irá mostrando, perguntando o nome, onde coloca cada peça em nosso corpo, a professora vestirá uma de cada vez depois, pintara o seu rosto perto das crianças para que elas vejam a sua transformação,. Depois pintará o rosto de cada criança no final tanto a educadora quanto as crianças colocaram seus narizes de palhaços e brincaram de siga o mestre, de fazer caretas e feições como rir, dar gargalhadas, chorar, de cantar músicas do Patati e Patatá ou o Palhaço Talento.











Confeccionar uma tenda do circo e deixar eles pintarem com guache
Equilibrar bola no ar
Dvd da xuxa 5
Equilibrar em cordas, dar cabalhotas
Pedir aos pais uma camisa velha de malha e confeccionar a roupa do palhaço pintando com guache
Desenhar o equilibrista e colocar a bolinhas de papel crepom deixar eles amassarem as bolinhas
Acertar na boca do palhaço
Tirar da cartola coisas que pertencem o circo
Animais que tem no circo (cartaz)
Equilibrar-se sobre vários objetos: corda, banco, linhas;

Contação de histórias: com o auxílio de fantoches, livros e fantasias dos personagens do circo;
Brincar de mágica com as crianças, despertando a imaginação e a curiosidade;

Personagens do circo em gravuras: descobrir quem é através de charadas;
Confeccionar um fantoche de palhaço em saco de papel;
Explorar os personagens através do saco surpresa;
Assistir a um número de circo.
Fazer pintura com molde vazado dos animais;
Desfile do circo;
Músicas e filmes;
Construção do carro do palhaço com caixas de papelão;
Confeccionar a cartola do mágico;
Construir com as crianças móbiles referentes ao tema;
Confeccionar o chapéu do palhaço;
Explorar comidas do circo, como pipoca, acompanhando o procedimento de preparo da mesma, o som, e sua transformação;
Explorar objetos de sopro utilizados no circo, como apitos e bolinhas de sabão.
Equilibrar bola na colher levando de um lado para o outro
Corrida de saco
Confecção da gravata do palhaço
Pintura na folha dobrada incentivar como se fosse uma magica vejam o que apareceu
fazer os narizinhos de fundo de caixa de ovo, pintados de vermelho
desenhar um palhaço gigante na folha de 40kg e dividir a turma em 4 grupos e cada um teria um palhaço p/ enfeitar. Na blusa colar restos de E.V.A, nas calças fazer bolinhas e pintar com cola colorida sendo q cada criança do grupo seria responsável por uma cor. Colar lã nos cabelos

OBJETIVOS
Explorar movimentos com o corpo, promovendo o desenvolvimento da motricidade ampla, equilíbrio e lateralidade;
Conhecer, nomear e identificar personagens e animais do circo, favorecendo o desenvolvimento da oralidade e fluência;
Proporcionar o contato com materiais e texturas variados;
Aprimorar a motricidade fina através de trabalhos manuais e manuseio de materiais; Promover o contato com cores, formas e tamanhos, construindo nações sobre esses atributos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário