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São Paulo, São PAulo
Sou ex-coordenadora Pedagógica,hoje sou professora de Desenvolvimento Infantil da prefeitura de São Paulo, formada em Pedagogia e em Artes Plásticas, tenho 25 anos, tenho uma deficiência Visual e faço parte das pessoas que acreditam que só com uma boa educação podemos mudar o mundo e a nossa condição social, pois o ensino liberta, é capaz de formar opiniões, quebrar paradigmas e construir um mundo melhor

sábado, 17 de abril de 2010

A leitura no berçário


A importâmcia da leitura no berçário

Que leitura é essa?


Importância da leitura no berçário


•Cuidado afetivo
•Construção da identidade
•Interação com os livros e através dos livros
•Desenvolver gosto pela leitura
•Desenvolvimento da imaginação
•Acesso às histórias como patrimônio cultural
•Acesso a cultura letrada


Orientações para os professores de berçário


Ambiente enquanto espaço e relações
• Criar clima para a história
• A criança “segue” o professor, que é modelo de relação que estabelece com o objeto livro e com a leitura.

• A roda de história
1. Um lê e outro apóia – respeitar quem está lendo, também serve de modelo, chama a atenção, dá colo.
2. Como apresentar o livro
3. Como segurar o livro
4. Revezar leitura e conto como estratégia


5. Conversa a partir das histórias


• Acesso aos livros e autonomia

Condições para um bom trabalho

1. Critérios de seleção
• Qualidade do texto
O texto deve apresentar um bom trabalho de linguagem, coesão interna e organicidade, evite obras, cujo caráter utilitário que enfatize visões diretiva e inquestionável de mundo e de moral.
• Diversidade:
Procure diversificar os temas e linguagens (prosa, poesia, Cartum, livro sem texto, crônicas, conto de fadas).A oferta de obras com características bem diversas abre possibilidade de uma maior identificação do leitor com os livros, atendendo as diferenças individuais.
• Adequação das obras á faixa etária:
Fique atenta ao tratamento gráfico dado a obra (encadernação, tamanho do livro, tipo de letra), a temática e a extensão da narrativa. Com relação á extensão das narrativas, é importante salientar que os livros com texto podem ser breves ou relativamente longos, porém, desde que sempre acessível à criança que ainda não teve oportunidade de maior contato com materiais escritos. A simplicidade de um texto, no entanto, não deve desvirtuar-lhe sempre acessível à criança que ainda não teve oportunidade de maior contato com materiais escritos. A simplicidade de um texto, no entanto, não deve desvirtuar-lhe a natureza, transformando-o em uma sucessão de frases soltas e sem significados, tal qual uma cartilha.
• Ilustração:
Nesta faixa etária as gravuras é que irão, de inicio, exercer maior atração sobre a criança.

2. Regularidade

É interessante garantir na rotina um momento para leitura ou narração de histórias
3.Criar um ritual
Uma música, um local . No caso do BI optamos por sentar sempre sobre o tapete vermelho, após um período já podemos utilizar outros espaços

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