Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, São PAulo
Sou ex-coordenadora Pedagógica,hoje sou professora de Desenvolvimento Infantil da prefeitura de São Paulo, formada em Pedagogia e em Artes Plásticas, tenho 25 anos, tenho uma deficiência Visual e faço parte das pessoas que acreditam que só com uma boa educação podemos mudar o mundo e a nossa condição social, pois o ensino liberta, é capaz de formar opiniões, quebrar paradigmas e construir um mundo melhor

domingo, 16 de maio de 2010

PROJETO: BRINCANDO COM AS CORES






Objetivos Gerais:

*Ampliar o conhecimento de mundo.

*Explorar os diferentes objetos e materiais gráficos, plásticos, etc, descobrindo novas formas de manuseio, percebendo características, efeitos e propriedades diversas.

*Interessar-se pelas próprias produções, pelas de outras crianças e pelas diversas obras artísticas (regionais nacionais ou internacionais, com as quais entrem em contato).

*Contato e Produção de trabalhos de arte que privilegiam diferentes linguagens expressivas como as do desenho, na modelagem, da pintura e da construção.

*Desenvolver o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de reprodução e criação.

Objetivos especifico

Propiciar a criança à visualização, exploração, contato e manuseio de diversos objetos que compõem o universo e às cores, possibilitando a criança identificá-las.

Conteúdos

-Exploração da expressão e da comunicação por meio de práticas artísticas, propiciando o desenvolvimento e a criação pessoal.

-Percepções visuais dos objetos, cor, forma, material, visando desenvolver a capacidade interpretação desse objeto (obra de arte) e identificação, de seus produtores através, de características comuns.

Procedimentos Metodologicos

1ª Parte:

- Observar em todo a escola, interno e externo, a diversidade de cores e qual a que se destaca mais, e as crianças mais gostam; (as roupas das caças, etc.);

-Ouvir a música Arco íris (Xuxa), acompanhando o ritmo com o material da bandinha;

-Registrar por meio de desenho, o que mais chamou a atenção da criança na música;

-Folhar revistas e observar o que mais lhes chama a atenção;

-Confeccionar mural com figuras escolhidas pelas crianças;

- fazer uma salada de frutas.

-Fazer uma salada de frutas junto com as crianças e usar as cores trabalhadas;

-Levar, as crianças a observar as cores de tinta que temos e perguntar como fazer para ter mais cores, usando apenas as que temos;

-Deixar a criança misturar as cores de tinta a seu critério e observar as cores novas que descobriu;
-Falar as crianças, sobre o arco-íres se sabem o que é quem já viu;
-Fazer massa de modelar nas cores do arco-íres;

-Confeccionar um arco-íres com as crianças e pedir ou convidar os pais para ajudar.

2ª Parte:

-Conversar com as crianças sobre as cores da natureza e seres vivos (peixes, mar e conchinhas).

-Organizar um aquário na sala com um peixinho;

-Escolher um nome para o peixinho;

-Explicar as crianças quais os cuidados que devemos ter com peixinho e como proceder;

-Dividir a tarefa de cuidar do peixinho com as crianças;

-Criar dia da visita do peixinho;

-Explicar aos pais, o objetivo da atividade e solicitar autorização para que a criança leve o peixinho para passar uma noite em sua casa ou um fim de semana;

-Realizar um sorteio em sala e colocar em um cartaz, o roteiro do peixinho, para que as crianças possam saber quando será sua vez de levá-lo para casa.

3ª Parte:

-Ouvir a música "Aquarela".
-Reproduzi-la, e organizar painel em seqüência.

-Organizar turmas para:
-Uma para dramatizar á música.
-Outra para confecção do material a ser utilizado.
-Outra para acompanhar a dramatização com a bandinha.

4ª Parte:

-Escolher com as crianças uma obra de um pintor famoso e observá-la.

-Criar com a ajuda dos pais um ambiente apropriado para pintura com cavaletes e avental, tintas, pinceis, etc.

-Incentivar a criança a reproduzir parcial ou total a obra;
-Realizar exposição das obras produzidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário