
Subtema: O Circo o mundo dos sonhos e das brincadeiras
Turma: Mini Grupo
1ª parte – Abril e Maio
O palhaço e o Circo
2º parte – Junho e Julho
O malabarista e o Equilibrista
3ª parte – Agosto e Setembro
A Bailarina e o Mágico
4ª parte – Outubro e Novembro
Os animais que fizeram parte do Circo
O Palhaço e o Circo
Caixa Surpresa: O nariz do palhaço
Roupa do Palhaço
Sapato do Palhaço
Pintura de rosto
Confecção do Circo
Tira larga de caixa de papelão ou papel Paraná
Bolinhas de papel laminado enfatizar as cores e as formas geométricas
Pintura com rolinho estimulando a motricidade.
Caixa Mágica
Confeccionar com as crianças uma caixa com os personagens do circo por dentro e enfeitadas por fora, deixar ela bem escura só pra ser observada por lanterna.
Partes do Palhaço
Confecção do palhaço articulado
Enfatizar as partes do nosso corpo
Entregar para as crianças pintarem cada dia uma parte que vocês podem usar várias técnicas de arte – podem fazer colagem das calças com triângulos de papel laminado ou revistas enfatizar cores e formas geométricas.
Furar e prender as partes com tachas ou amarrar com barbante.
Confeccionar o nariz do palhaço
Com a o uso da caixa de ovos pode-se cortar cada compartimento e deixar as crianças pintarem com brochinha e tinta na cor vermelha o nariz do palhaço - enfatizar a cor
Pintura do rosto e a transformação do palhaço
A educadora tirará de dentro de uma caixa ou mala novamente, de uma a uma as roupas do palhaço. Assim que irá tirando irá mostrando, perguntando o nome, onde coloca cada peça em nosso corpo, a professora vestirá uma de cada vez depois, pintara o seu rosto perto das crianças para que elas vejam a sua transformação,. Depois pintará o rosto de cada criança no final tanto a educadora quanto as crianças colocaram seus narizes de palhaços e brincaram de siga o mestre, de fazer caretas e feições como rir, dar gargalhadas, chorar, de cantar músicas do Patati e Patatá ou o Palhaço Talento.

Confeccionar uma tenda do circo e deixar eles pintarem com guache
Equilibrar bola no ar
Dvd da xuxa 5
Equilibrar em cordas, dar cabalhotas
Pedir aos pais uma camisa velha de malha e confeccionar a roupa do palhaço pintando com guache
Desenhar o equilibrista e colocar a bolinhas de papel crepom deixar eles amassarem as bolinhas
Acertar na boca do palhaço
Tirar da cartola coisas que pertencem o circo
Animais que tem no circo (cartaz)
Equilibrar-se sobre vários objetos: corda, banco, linhas;
Contação de histórias: com o auxílio de fantoches, livros e fantasias dos personagens do circo;
Brincar de mágica com as crianças, despertando a imaginação e a curiosidade;
Personagens do circo em gravuras: descobrir quem é através de charadas;
Confeccionar um fantoche de palhaço em saco de papel;
Explorar os personagens através do saco surpresa;
Assistir a um número de circo.
Fazer pintura com molde vazado dos animais;
Desfile do circo;
Músicas e filmes;
Construção do carro do palhaço com caixas de papelão;
Confeccionar a cartola do mágico;
Construir com as crianças móbiles referentes ao tema;
Confeccionar o chapéu do palhaço;
Explorar comidas do circo, como pipoca, acompanhando o procedimento de preparo da mesma, o som, e sua transformação;
Explorar objetos de sopro utilizados no circo, como apitos e bolinhas de sabão.
Equilibrar bola na colher levando de um lado para o outro
Corrida de saco
Confecção da gravata do palhaço
Pintura na folha dobrada incentivar como se fosse uma magica vejam o que apareceu
fazer os narizinhos de fundo de caixa de ovo, pintados de vermelho
desenhar um palhaço gigante na folha de 40kg e dividir a turma em 4 grupos e cada um teria um palhaço p/ enfeitar. Na blusa colar restos de E.V.A, nas calças fazer bolinhas e pintar com cola colorida sendo q cada criança do grupo seria responsável por uma cor. Colar lã nos cabelos
OBJETIVOS
Explorar movimentos com o corpo, promovendo o desenvolvimento da motricidade ampla, equilíbrio e lateralidade;
Conhecer, nomear e identificar personagens e animais do circo, favorecendo o desenvolvimento da oralidade e fluência;
Proporcionar o contato com materiais e texturas variados;
Aprimorar a motricidade fina através de trabalhos manuais e manuseio de materiais; Promover o contato com cores, formas e tamanhos, construindo nações sobre esses atributos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário